Uma em cada quatro mulheres com idades entre 25 e 40 anos, além de metade das mulheres acima dos 40 anos, apresentam algum tipo de queda de cabelo. O aparecimento pode estar ligado a predisposição genética transmitida pelos pais, além de fatores como desordem hormonal, início ou interrupção de uso de anticoncepcional, pós-parto, período peri e pós menopausa, disfunção da tireoide.

Dermatologistas destaca que é importante diferenciar a queda de cabelo natural da calvície, pois ao longo do dia os fios tendem a cair como parte do ciclo natural da vida dos cabelos. Uma pessoa geralmente possui cem mil fios, e entre 100 e 200 caem por dia. Quedas excessivas são motivos de preocupação, e um dermatologista deve ser consultado.

O melhor começo para evitar a queda de cabelo é entender os conceitos básicos de cabelo: o que é, como ele cresce. O mau funcionamento do sistema pode fazer com que ele pare de crescer, e neste artigo irei abordar varias bases para você.

OBS: o conteúdo aqui não são apresentado a partir de um médico, toda e qualquer tratamento devem ser feitas sob a orientação de seus próprios médicos. Este conteúdo só apresenta visões gerais de pesquisa de prevenção de queda de cabelo para fins educacionais e não substitui o conselho de um médico profissional.

Como é a estrutura do cabelo

 

estrutura do cabeloO cabelo é o tecido de crescimento mais rápido do corpo, formado por proteínas chamadas queratina. Cada fio de cabelo é composto por três camadas: a medula, o córtex e a cutícula.A camada ou medula interna, este só é visto no cabelo grosso. A camada média chamada córtex, dá cor e força. A camada externa chamada cutícula é fina, sem cor e protege o córtex.

O cabelo cresce a partir das raízes, que são fechados em folículos. A seguir esta é uma camada de pele chamada a papila dérmica, que é alimentado pela corrente sanguínea transportando nutrição vital para o crescimento do cabelo. Apenas as raízes do cabelo são realmente vivas, enquanto a parte visível do cabelo é um tecido morto.

Quando devemos nos preocupar com a queda?

como tratar a queda de cabeloSegundo o dermatologista especializado em tricologia Erick Omar, devemos nos preocupar quando há um aumento na queda, diminuição no volume dos cabelos, afinamento dos cabelos, a presença de cabelos fracos e quebradiços, inflamações do couro cabeludo e áreas sem cabelos. Existem fatores internos e externos que podem ocasionar um aumento na queda capilar.

– Dentre os fatores internos, destacam-se alterações nutricionais como carências alimentares, regimes prolongados e restritivos, alterações emocionais, como ansiedade e depressão, alterações hormonais, como em doenças da tireoide, alterações genéticas,  dermatite seborreica (a famosa caspa) e outras inflamações do couro cabeludo e dos cabelos – explica o médico.

Já entre os fatores externos, estão as agressões físicas ao fio de cabelo, desde a exposição ao sol, poluição, o desgaste natural das lavagens e secagens do cabelos, chapinhas, alguns alisamentos e agressões químicas como tinturas e alisamentos. A calvície feminina acomete cerca de 80% das mulheres após a puberdade e pode passar despercebida pela paciente por muitos anos. O diagnóstico precoce e o início do tratamento são importantes para evitar a progressão da doença.

Dieta, Nutrição para queda de cabelo

dieta para queda de cabelo Um fator-chave na manutenção dos fios ou qualquer tecido que cresce em nosso corpo é óbvia: é preciso manter uma dieta saudável. Embora certos fatores tenham sido definitivamente identificados como contribuintes para a queda de cabelo, devemos ter em mente que o cabelo é parte do sistema biológico completo do corpo humano.

Para manter uma saúde ótima, o melhor é manter uma dieta saudável e exercício físico regular. Definir exatamente o que uma dieta saudável é quando se trata de perda de cabelo ou a prevenção, pode ser um pouco mais complexa.

As principais vitaminas, minerais e nutrientes que se deve ingerir de alguma forma para manter o cabelo saudável são a vitamina A, todas do complexo B, vitaminas B-6 e B-12, ácido fólico, biotina, vitamina C, vitamina E, cobre, ferro, zinco, iodo, proteínas, a sílica, os aminoácidos, e por último, mas não menos importante, deve-se consumir muita água.

A melhor maneira de manter uma ingestão de vitaminas e minerais saudável é uma boa dieta, ou através de nutricosméticos, que são suplementos alimentares, que tem como objetivo o fortalecimento de unhas e cabelos, deixando-os mais saudáveis e desenvolvidos.

Conheça aqui o nutricosmético preferido pelas celebridades

Principais vitaminas e a importância para os fios

A vitamina A é um componente chave para o desenvolvimento de células saudáveis e tecidos do corpo, incluindo o cabelo. Além disso, ele trabalha com sílica e zinco para evitar a secagem e entupimento das glândulas sebáceas, glândulas vitais para a produção de sebo, o qual é um importante lubrificante para o folículo piloso. A deficiência de vitamina A pode causar espessamento do couro cabeludo deixando ele seca e proliferando a caspa.

A vitamina B funciona de forma independente e, portanto, todos os níveis de vitaminas do complexo B precisam ser suficientes de modo a manter a boa saúde. As vitaminas B-6, ácido fólico, biotina, e vitamina B-12 são todos os componentes chave na manutenção dos níveis de hemoglobina saudáveis no sangue, que é a porção que contém ferro de células vermelhas do sangue.

A vitamina C é responsável pelo desenvolvimento de colágeno saudável, que é necessário para manter os tecidos do corpo juntos. A deficiência de vitamina C pode causar rachaduras e a ruptura do cabelo, mas isso é facilmente reversível com um aumento para níveis normais de vitamina C.

O zinco é outro componente vital para um cabelo saudável, sendo que é responsável pela produção das células do crescimento, reparação tecidual, e a manutenção das glândulas secretoras de óleo do couro cabeludo. Ele também desempenha um papel importante na síntese de proteínas e formação de colágeno. Por esta razão, o zinco é importante tanto para a manutenção do cabelo quanto na prevenção da caspa.

 A sílica é essencial para a resistência do cabelo, e apesar de não poder necessariamente parar a queda a partir do folículo, parará a ruptura do cabelo.

Por último, mas não menos importante, certifique-se de incluir a quantidade adequada de água em sua dieta.

A água é essencial para uma boa hidratação, o que é necessário para que todos os nutrientes sejam utilizados corretamente pelo corpo, para não mencionar o bom funcionamento de todas as células do corpo incluindo folículos pilosos. A quantidade sugerida de ingestão de água diária é de 2 litros.

Embora manter uma alimentação saudável seja a mais indicada para a saúde dos fios afim de evitar doenças e queda, alguns suplementos pode ser usado se a pessoa não consegue  comer corretamente devido ao horário de trabalho ou tem aversão a certos tipos de alimentos.

Existem muitos suplementos nutricionais que contêm estas mesmas vitaminas e minerais e pode ser tomada pra complementar sua dieta. Na hora da escolha certifique-se de que o suplemento seja natural e forneça os nutrientes necessários, isso irá garantir que seja mais facilmente absorvido pelo corpo, e consiga os resultados esperados.

Tratamentos naturais para queda de cabelo

Fazer um tratamento natural para queda dos fios não é uma maneira infalível para impedir que os mesmos caiam. No entanto, existem alguns métodos que têm sido utilizados por algumas pessoas. Além da dieta e sugestões já oferecidas, há algumas sugestões de massagens e aromaterapia, que têm sido utilizados com algum sucesso  em menor casos de perda de cabelo temporária.

Como melhorar a queda com massagens

massagem capilar para queda

A hora do banho é o momento ideal para essa massagem tão fácil: basta pressionar os dedos sem muita força sobre o couro cabeludo. Isso melhora a oxigenação e a irrigação sanguínea e vários outros benefícios, como: a queda de cabelo diminui,o crescimento acelera, nutrido, o cabelo fica mais brilhante e macio,as células mortas são eliminadas, o que reduz a oleosidade e a caspa – e deixa o cabelo muito mais limpinho

Quando o couro é bem oxigenado, o cabelo absorve melhor os nutrientes de xampus e máscaras de tratamento, potencializando seus resultados. O couro cabeludo, assim como ombros e pescoço, pode acumular tensões. Essa massagem descontrai a região, promove o relaxamento e dá sensação de bem estar por todo o corpo.

Como melhorar a queda com aromaterapia

aromaterapia capilarTerapia Capilar aromática é o processo que se utiliza os óleos essenciais como terapia aplicada nos procedimentos  para combater e prevenir alguns males que atingem o couro cabeludo e a haste dos cabelos.

A maioria dos problemas de couro cabeludo ou capilar responde rapidamente se for feita uma organização alimentar, com nutrientes ricos em minerais, ômega 3, etc., bem como o uso de produtos adequados. Não importa qual tipo de problema você tenha com o seu cabelo ou corpo, é importante que sejam eliminados de sua dieta frituras e excesso de gordura, além de manter seu cabelo e couro cabeludo limpos.

Tomadas essas atitudes, a aromaterapia entrará como auxiliar na estimulação da circulação sangüínea nesta região. O resultado será mais brilho e saúde ao seu cabelo, o equilíbrio da secreção oleosa e a harmonização do organismo – afastando o estresse do dia-a-dia.

Óleos essenciais são  muito úteis aos cabelos, podem tratar desde oleosidade, caspa e seborréia, e também auxiliar o crescimento, fortalecer os cabelos e dar brilho.

Podem ser acrescentados a shampoos, máscaras de argila ou massagens no couro cabeludo com algum óleo vegetal ou ainda combinados com argan ou outro óleo vegetal à escolha fazendo uma sinergia como leave in. Alguns óleos podem dar efeitos adversos, para que não ocorra, pingue 1 gota na dose do shampoo misture bem e adicione a mesma medida de água, dessa forma é seguro para uso.

Conclusão

Embora a perda de cabelo possa ser causada por muitas outras variáveis, a falta de uma nutrição adequada certamente vai causar queda de cabelo em muitas pessoas. Felizmente, adotando uma dieta adequada que inclui os nutrientes acima pode reverter a perda de cabelo causada pela desnutrição. Uma coisa é certa, independentemente de sua perda de cabelo foi causada por desnutrição ou não, adotando uma dieta saudável vai ajudar a função de outras áreas do corpo.

suplemento alimentar para os cabelos

 

208 total views, 5 views today

Como Tratar a Queda de Cabelo
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você:

2 Comments

  1. Um excelente remedio caseiro para a queda de cabelo e aplicar uma solucao feita com babosa, planta tambem conhecida como Aloe vera, pois tem grande poder hidratante que fortalece os fios, impedindo a sua queda e promovendo o crescimento.

Write A Comment